OUTES - FUTEBOL AMERICANO NO BRASIL


TIGERS - A NOVA EQUIPE DE PONTA GROSSA/PR

O Começo

Há alguns anos atrás, através de um convite de um amigo, Clederson Alves, (atual presidente do “Futebol Americano Ponta Grossa Tigers”) começou a praticar o Futebol Americano na cidade de Ponta Grossa/PR, chamado BLACK KNIGHTS. Logo no início, despertou em si um grande interesse pelo esporte, e então começou a perceber que este seria a sua grande paixão. Objetivando expandir este esporte cada vez mais na região e visando um futuro promissor para o mesmo, Clederson optou então, por formar o seu próprio time, a partir da experiência adquirida até então. Desde então, o time vem buscando evoluir, recrutando atletas, divulgando o esporte, participando de amistosos e buscando estratégias para o crescimento do time.

 Treino do PG TIGERS

Um grande obstáculo para o novo time de Ponta Grossa, sendo uma realidade para as equipes brasileiras é adquirir os equipamentos necessários para a proteção dos atletas, visto que seu custo é elevado devido a necessidade de importação. Iniciativas estão sendo tomadas para que seja viabilizada a importação dos materiais necessários para a proteção dos atletas e, é claro, chamar a atenção do público que muitas vezes confunde o Futebol Americano com o seu primo próximo, o Rugby. A previsão é que no próximo ano, algumas equipes do sul, sudeste e do centro-oeste do país já estejam totalmente equipadas e participando de seus torneios regionais. Torneios esses, já existentes há algum tempo, mas que com a pouca divulgação na grande mídia, muitas vezes passam despercebidos; no Rio de Janeiro o Carioca Bowl, em Santa Catarina o SC-Bowl, em São Paulo o circuito paulista da Federação e a Liga Paulista de Flag da LPFA, no Paraná o Sul Bowl e no Centro-Oeste, os Torneios CAPITAL e PANTANAL.

O TIGERS conta hoje com 40 jogadores e 10 integrantes da comissão técnica, que permitem ao time de Ponta Grossa sucesso nos seus eventos e ter a certeza de atingir seu principal objetivo: Ser o melhor time de Futebol Americano do Brasil. O TIGERS também possui uma Diretoria responsável pela sua gestão nos moldes de uma empresa. Para 2008 foi elaborado o Planejamento Estratégico da equipe, com um horizonte de 3 anos (2008 a 2010) e usando ferramentas modernas de administração de empresas (Planejamento Estratégico e Balanced Scorecard – BSC).

Alguns de seus atletas são considerados grandes aliados, como por exemplo, o jogador Marlon, que traz consigo uma grande experiência internacional e afirma que o time pode ser destaque tanto nacional como internacionalmente em amistosos. Falndo em jogos, a nova equipe de Ponta Grossa já comemora suas primeiras conquistas. Neste ano em um amistoso na cidade de Tubarão-SC venceu os PREDADORES locais por 27 X 00 e em Curitiba derrotou os HURRICANES POR 21 A 2, no último dia 15 de março. 

 TIGERS em visita à cidade de Tubarão-SC, quando enfrentou os PREDADORES

A equipe também busca ajudar na divulgação do Futebol Americano com coberturas completa da imprensa local apoio de rádios e TVs tais como: RPC, TV Educativa entre outras. Através desse trabalho de divulgação da imprensa, o TIGERS conseguiu recrutar novos atletas que demonstraram interesse pelo esporte. Também preoucupa-se com o social e através de um evento ocorrido na cidade, organizado por Clederson Alves, foi possível realizar a arrecadação de aproximadamente 300 Kg de alimentos que foram doados ao Centro de Ação Social beneficiando muitas famílias carentes. 

 Clederson Alves promove o FA através de eventos beneficientes, como o do Centro de Ação Social de Ponta Grossa.

Que seja bem vindo os TIGERS de Ponta Grossa... Uma equipe que já nasce grande e com objetivos bem estruturados.


A OUTES sempre vem divulgando as equipes pelo Brasil mostrando a história, as dificuldades, os personagens e as alternativas encontradas por muitos brasileiros para a prática do esporte. Esperamos que essas divulgações tragam benesses aos times e se possível patrocínios.

Se você quer divulgar sua equipe e seu trabalho, este é o seu canal... Basta enviar um e-mail para outesfa@gmail.com que mostraremos ao Brasil ( e porque não ao mundo que pode ter acesso a este canal) sua história.

Se você já é um patrocinador ou quer valorizar ainda mais sua marca, a OUTES também está aberta para você. Envie e-mail para outesfa@gmail.com com o assunto "COMERCIAL" que enviaremos as propostas de divulgação de sua marca aqui no blog, uma mídia especializada, para um público seletivo. 

FUTEBOL AMERICANO - PATROCINE ESTA IDÉIA.



Escrito por G. G. Ramos às 16h08
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




FPFA OFERECE DESCONTOS E PARCELAMENTO PARA SEUS CURSOS DE MAIO

Uma boa notícia para quem quer se aprimorar nas diversas modalidades do Futebol Americano. A FPFA - Federação Paulista de Futebol Americano está oferecendo desconto em diversos cursos do esporte, no intuito de melhor capacitar adeptos do Futebol Americano, com ênfase aos atletas e comissão técnica das equipes formadas ou em formação no Brasil. A FPFA, atual organizadora do 1º Circuito de Tackle do Estado de São Paulo está oferecendo um desconto de 10% para inscrições efetuadas até o dia 25/04 (AMANHÃ) nos cursos abaixo elencados (desconto válido para qualquer curso com inscrições abertas). Para os associados (federados) à entidade o desconto é de 20%, também até a mesma data.

Outra opção que a Federação está oferecendo aos interessados é o parcelamento do curso, com metade de entrada e a outra metade a ser paga apenas no dia do evento. Os cursos serão ministrados por professores de Educação Física com diploma de bacharel sobre a modalidade.

OBS: Desconto Válido apenas para inscrições efetuadas na sede da FPFA com pagamento em dinheiro ou transferência bancária.

Seguem os cursos em promoção:

Além desses cursos, em maio começarão as incrições para a tão esperada 2ª turma de árbitros formada pela Federação Paulista, ainda sem data e valores definidos. No último curso 11 árbitros foram formados do total dos inscritos e a média de recebimento por jogo está iniciando em R$ 70,00, após estágio em jogos amistosos e/ou apoio em jogos oficiais.

Maiores Informações e Inscrições pelo email: curso@futebolamericanosp.com.br. Para obter informações de federação e inclusão de equipes entre em contato com fpfa@futebolamericanosp.com.br 



Escrito por G. G. Ramos às 03h08
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




TORNEIO CAPITAL - ÚLTIMA RODADA

 CUIABÁ ARSENAL CAMPEÃO

Cuiabá ARSENAL  26 x 00 bandeira de Manaus SELEÇÃO de Manaus

Jogo

1

2

3

4

T

Arsenal

0

12

6

8

26

Manaus

0

0

0

0

00

No último dia do II Torneio Capital, a Seleção de Manaus foi a campo com o objetivo de "carimbar" a faixa da equipe campeã, o Cuiabá Arsenal. O jogo começou disputado
com a equipe do ARSENAL tentando quartas descidas que não foram convertidas e depois se segurando com a defesa. No segundo QT o FB Diogo marcou o seu primeiro TD corrido pelo ARSENAL, correndo cerca de 9 jardas pelo meio da linha. Ainda no final do segundo período houve interceptação do André da equipe de Cuiabá perto da endzone. O ataque voltou a campo e, depois de algumas corridas, o ARSENAL chegarama a linha de 9 jardas. Tiagão, que estava descansando nessa partida, entrou como RB e o Ari como FB. A 1 jarda da zona de pontuação o QB Orlando fez fake com o Tiagão e conseguiu marcar o TD em um boot leg pela direita do ataque. Nos dois TDs do ARSENAL, o XP foi desperdiçado.

A equipe mato-grossense voltou no início 3º QT para definir a partida com um TD de passe para o WR Heron. Depois disso o ataque da Seleção de Manaus teve seu melhor momento, ficando em campo até quase o final do quarto período, porém não conseguiu converter nenhuma pontução. Dandan assume como QB pelo ARSENAL e em dois drives anotra mais um TD para os campeões. O primeiro, uma corrida de mais de 30 jardas com o Virgílio e no 2º passe para TD de Igor. A TPC funcionou dessa vez, com passe para o Diogo e Cuiabá ARSENAL vencedores com 26 a 0.

O jogo terminou em clima de confraternização entre as duas equipes, inclusive com o huddle final em conjunto.

TUBARÕES do Cerrado  09 X 03 Sorocaba VIPERS

No último jogo do torneio muita disputa pelo vice-campeonato. O time paulista do Sorocaba VIPERS endureceu para o Tubarões do Cerrado. A equipe da capital conseguiu abrir o placar apenas no último QT com um FG e quando tudo parecia definido, eis que os VIPERS empatam a partida também com um FG praticamente com o tempo esgotado. Na prorrogação (Overtime) os TUBARÕES aproveitaram a primeira posse de bola para surpreender os adversários, marchando o campo todo e marcanso o TD da vitória em uma corrida pelo meio do Fabrício. Indiscutivelmente o melhor jogo do campeonato.

A classificação final do II Torneio Capital de Futebol Americano ficou assim:
1. Cuiabá Arsenal (3-0)
2. Tubarões do Cerrado (2-1)
3. Sorocapa Vipers (1-2)
4. Seleção de Manaus (0-3)

* Foto e dados extraídos do blog do ARSENAL

O próximo torneio INTERESTADUAL acontece em Cuiabá entre os dias 22 a 25 de maio. É o Pantanal Bowl II, onde a equipe local é a atual campeã, mas os TUBARÕES prometem ir à desforra já que participarão pela primeira vez do torneio.

Parábens a todos os organizadores e patrocinadores deste grande evento e até o feriado de Corpus Christi.



Escrito por G. G. Ramos às 02h26
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




RESULTADOS AMISTOSOS REGIONAIS - SANTA CATARINA

CHUVA, LAMA E MUITO FOOTBALL NA CIDADE DE TIMBÓ.

Timbó RHINOS  06 x 08 WARRIORS Barra Velha

Jogo

1

2

3

4

T

Rhinos

0

0

6

0

06

Warriors

0

2

0

6

08

photo1

No último domingo Timbó foi a casa catarinense do Futebol Americano, sediando a partida entre o time da casa Rhinos e os Warriors de Barra Velha.

Em baixo de muita água RHINOS e WARRIORS entraram em campo com o mesmo objetivo, vencer. Duas equipes muito parecidas e com poder de fogo equilibrado. No segundo quarto a defesa dos Warriors marcam blitz, e o linebacker Ícaro Kruger derruba o runnig back do Rhinos Princylly Pereira na ENDZONE, marcando um safety.

 Um jogo amarrado, com a defesa de ambos os times trabalhando muito e não deixando espaço para o avanço, fez com que o placar do intervalo fosse Rhinos 00 x 02 Warriors. No terceiro quarto o time Timbó entrou com mais energia e disposto a virar o placar, em um lance na REDZONE passe para o tight end Bruno Takahashi e após quebrar um tackle, estica os braços e coloca a bola lá dentro, touchdown Rhinos.

No inicio do último quarto nada mudou, o jogo trancado. Com um erro de snap devido a bola molhada o time de Timbó perdeu jardas preciosas e não conseguiu efetuar o field goal. O Warriors precisava apenas de um touchdown para virar a partida e faltando 30 segundos uma corrida com o wide receiver Roger Machado, touchdown Warriors.  Faltando meio minuto para o termino do jogo Timbó tenta um return mais nada feito o jogo termina e Barra Velha arranca a vitória de Timbó.

A equipe de Barra Velha, mesmo não participando do SC BOWL deste ano, mostrou que está no caminho certo para se torner uma grande equipe. Já os grandes RHINOS de Timbó fizeram o último jogo preparatório para o início do torneio catarinense e terão algum tempo agora para acertar os ponteiros até a estréia dia 18/05 em Jarágua do Sul contra a forte equipe dos BREAKERS.

Veja mais algumas imagens impressionantes do jogo em Timbó embaixo de muita chuva:

  

Matéria e fotos extraídos do site da Liga Catarinense.



Escrito por G. G. Ramos às 00h49
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




AMISTOSOS REGIONAIS - JOGOS NA PARAÍBA

AMISTOSO DE ROOKIES

 Jampa FALCONS13 X 12 João Pessoa WARDOGS  

Jogo

1

2

3

4

T

Falcons

0

0

0

13

13

WarDogs

0

0

12

0

12

Já não é de hoje que se vê João Pessoa como um celeiro do FA de areia no Brasil, cada vez mais vendo crescer equipes para jogar no tão famoso "Busto de Tamandaré". No domingo dia 20/04 duas dessas novas "caras" se enfrentaram. Era a 2ª partida de FALCONS e WARDOGS e cada equipe só conhecia derrota até então. por isso uma vitória no amistoso de equipes em formação era muito importante para ambos os rosters.

Com as defesas explorando os erros dos ataques, o jogo teve um show de interceptações, com nove no totala (5 dos FALCONS e 4 dos WARDOGS, além de muitos sacks, com destaque para o LB Esquerdinha dos Falcons, com sacks importantes no final da partida. Aliás parecia que o jogo foi praticamente de dois quatros, pois foi só no 2º tempo que o placar saiu do zero. No 3º QT, o QB Elieudes do WARDOGS quis decidir a partida sozinho e através de duas corridas exepcionais do marcou 12 pts para sua equipe, porém sem conseguir marcar os XP. Parecia que bastava aos WARDOGS administrarem o resultado no último QT, porém parace que estar atrás do placar acordou os FALCONS.

O HB Yuri foi o primeiro a perceber a leitura diferenciada de jogada com corridas pelo meio, resultando no primeiro TD dos FALCONS. O ponto foi tão suado que na comemoração um jogador reserva invadiu o campo, resultando em penalidade de 5 J no XP, o que atrapalhou na conversão sem sucesso. Com 2 minutos para o jogo acabar, a bola é da equipe toda preta dos WARDOGS que so tem que deixar o relógio correr. Após duas tentativas de avançar sem sucesso, o QB busca no 3º down um passe para ganhar mais um drive e desta forma liquidar a fatura. Só não contava com uma interceptação, logo abafada pelos CBs do WARDOGS...

  Ataque dos Falcons preparando-se para jogada decisiva

O ataque amarelo então entra em campo para uma última tentativa e depois de alguns avanços, puxões de camisa e 2 offsides, eles estão a meia jarda da END ZONE com o cronômetro em 3 segundos. Para marcar o TD de empate nada melhor do que a jogada padrão de corrida pelo meio. E no XP o HB Yuri, nome da retomada "falconiana", surge com uma corrida de TPC pela esquerda, livre e com a expressão de felicidade em direção à END ZONE, garantindo assim uma virada emocionante em João Pessoa.

Apenas uma dúvida que fiquei e peço que os amigos do Busto me respondam... As regras do FA jogado na PB indicam que no XP quando há corrida para a END ZONE não é TWO POINT CONVERSION ?? Ou seja, vale apenas um ponto assim como o chute? Por favor me auxiliem neste dúvida. 

PRIMEIRO JOGO DE FA FEMININO DO ANO NO NORDESTE

Jampa BREAKERS  20 X 00  Jampa WILD PHOENIX  

Jogo

1

2

3

4

T

Breakers

0

0

7

13

20

Wild Phoenix

0

0

0

0

00

No sábado, dia 19/04, os "Meninos do Busto" cederam sua arena a um FA de areia muito mais belo, mas não menos aguerrido. As equipes femininas dos BREAKERS e PHOENIX se enfrentarm e, mesmo começando com um atraso de quase 30 minutos, o jogo prometia muita emoção. As BREAKERS começaram retornando e entrando o ataque, exploraram muitas jogadas corridas fazendo a defesa das WILD PHOENIX mostrar serviço, com destaque para  a CB #40 Mary com duas interceptações e belíssimos tackles.

  Wild Phoenix pede tempo visando reação

Já a defesa das BREAKERS pressionaram o jogo inteiro a OL das PHOENIX, sempre fazendo a QB #12 Patricia insistir no jogo corrido para não tomar o sack e, quando tentou uma jogada de passe, sofreu uma INT que ocasionou no primeiro TD das BREAKERS no 3º QT. Motivadas, no quarto seguinte as BREAKERS conseguiram mais dois TD´s  depois de duas recuperções de bola quase na sua END ZONE. A única nota triste ficou por conta da expulsão da jogadora #18 Lela das PHOENIX, depois de invadir o campo e fazer reclamação assintosa com a arbitragem. A jogadora já pediu desculpas publicamente em nota via orkut. Resultado: Vitória das BREAKERS por 20 a 0.

()Confira algumas jogadas das vencedoras BREAKERS em vídeo intitucional da equipe.  

No dia das "belas" de João Pessoa, o que se viu foi um jogo de "feras" do esporte, com muita disposição, respeito e o que é melhor...um futebol americano de primeira categoria. Parábens meninas e continuem contando com a OUTES, que para todas as matérias da Paraíba agora conta com a parceria do OUTSIDE, o mais novo BLOG de FA brasileiro, totalmente destinado ao crescente FA paraibano. O blog é muito bem escrito pelo grande amigo Alberto Lucena, que de outros rolos do FA agora também é parceiro na arte da "blogagem". O link já está o blogroll da OUTES.

Não sei porque mas curti muito o nome...hehehe. Sucesso ao grande amigo e ao FA paraibano que está fervendo. Logo mais amistosos de peso para vocês.



Escrito por G. G. Ramos às 19h55
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




   

TORNEIO CAPITAL - 1ª E 2ª RODADAS.

19/04

TUBARÕES do Cerrado 25 x 00 bandeira de Manaus SELEÇÃO de Manaus

Sem sinopse disponível.

Cuiabá ARSENAL  21 X 08 Sorocaba VIPERS

Jogo

1

2

3

4

T

Arsenal

0

8

7

6

21

Vipers

8

0

0

0

08

O 1º quarto foi marcado pelo equílibrio, com boa atuação das defesas, que dificultavam a concessão de first downs, tanto que no início o que se viu foi um show de PUNTS. O 2º QT começou assim também, mas após várias trocas de posse de bola, os VIPERS marcaram um belo TD com um passe do QB para o WR em uma rota fly nas costas do Andrézão. Na sequência o bloqueio de Cuiabá não conseguiu segurar a tentativa de TPC e a equipe sorocabana colocou 8 pontos de vantagem até o fim do primeiro tempo.

O ARSENAL mudou a defesa para 4-3 com Ari, Joe, Chiquinho e Bio na DL, buscando acertar a cobertura na secundária e ajustar o ataque que não estava produzindo nada, colocando o Diogo de FB e o Tiagão de RB. Já o time paulista indicou que iria manter a estratégia dos passes, onde estavam conseguindo avançar contra os cuiabenses. Logo no kick-off dado pelo ARSENAL o chute não tocou em ninguém e os jogadores do VIPERS, em uma confusão com as regras, deixaram a bola no chão achando que era como em um PUNT. O Virgílio recuperou e o ataque entrou na linha de 30 jardas. Motivados, bastou o ataque de Cuiabá fazer duas corridas com Tiagão e desta forma conseguir seu TD. No XP o ARSENAL foi para o fake para tentar o TPC e com um belíssimo CATCH do Diogo #88 o placar no 3 QT estava empatado.

A mudança de defesa do ARSENAL obteve resultados, pressionando o rápido ataque dos VIPERS, e no fim do quarto veio a virada em um catch do WR Heron (WR do Mamutes jogando pelo ARSENAL) com corrida estupenda de mais de 60 jardas. Destaque para um bloqueio de Roversi na jogada que depois converteu o XP. No quatro período o ataque dos VIPERS não conseguia avançar, levando uma INT de e um FB de Albieri, forçando a equipe especial trabalhar com os PUNTS. Em um deles Igor fez um retorno de 60 jardas e deixou o ARSENAL muito próximos da ENDZONE. Para definir a vitória o Cuiabá fez jogada reversa com o Roversi e aumentou a vantagem para 21 a 8, que seria o placar final com o erro de Alessandro no XP.

20/04

Sorocaba VIPERS 07 X 00 bandeira de Manaus SELEÇÃO de Manaus
 
Jogo sem Touchdowns marcado pela força das defesas. Os VIPERS conseguiram a vantagem no placar com 2 safeties e 1 FG. 

TUBARÕES do Cerrado  00 X 08  Cuiabá ARSENAL
 

Jogo

1

2

3

4

T

Tubarões

0

0

0

0

00

Arsenal

0

0

0

8

08

 
Grande clássico do CENTRO-OESTE que, como no ano passado, provavelmente definiria o campeão do II Torneio Capital. Os TUBARÕES estavam em vantagem nos confrontos com 2 vitórias frente a apenas 1 derrota. No torneio de 2007 o time da casa sagrou-se vencedor ao derrotar o ARSENAL por 13 a 6. Neste ano foi a vez do time de Mato Grosso levar a melhor por um placar mínimo mostrando o quão equilibrado é a partida entre estas duas equipes.
 
Choveu bastante durante o jogo e o campo ficou bem enlameado, mas mesmo assim a torcida do Tubarões compareceu e deu um show a parte, incentivando o time o tempo todo. No 1º QT o ARSENAL chegou a estar próximo da END ZONE porém foram interceptado pela secundária dos TUBARÕES. No ataque a equipe da capital não conseguia passar do meio de campo, cedendo diversos PUNTS sem nenhum first down. No 2º QT o ARSENAL voltou a ficar perto de marcar através de 3 chances frustradas de FG, ponto fraco da equipe de Cuiabá.
 
Apenas aos 5 minutos do último quarto o zero saiu do placar. Em uma uma jogada na linha de 30 jardas, já dentro do campo dos Tubarões, o QB Orlando chamou um HB Dive, com o HB Tiagão. Desta forma FB Diogo alinhou de I Strong e saiu para a direita. Tiagão atacou a linha, fez um stiff arm no MLB dos TUBARÕES e cortou para a direita, achando o campo livre, contando com um bloqueio do FB Diogo para fazer o único TD da partida. No XP, tudo certo para o chute, porém o holder Orlando percebeu que o marcador do WR Igor atacou a saída de bola, mudando assim os planos e completando passe para o próprio Igor na endzone. Arsenal na frente: 8 a 0. 

Com 10 minutos faltantes de jogo, a defesa do ARSENAL continuou o trabalho e não permitiu que o ataque de Brasília marcasse. Uma recuperação de fumble do Bio já dentro do two minute warning decretou a vitória para a equipe mato-grossense
Após duas derrotas consecutivas, o ARSENAL enfim venceram seus rivais, empatando o confronto entre ambos e de quebra assegurando o título, tirando a taça dos anfitriões. O jogo que definirá o fim da participação dos campeões será contra a seleção de Manaus que ainda não venceu nenhuma partida. Aos TUBARÕES resta conseguir uma boa vitória contra a forte equipe dos VIPERS para levar o vice.
 
Não perca amanhã a matéria da definição do II Torneio Capital. As sinopses e informações do torneio foram enviadas à OUTES e/ou extraídas do blog do ARSENAL escrito por Orlando Jr.


Escrito por G. G. Ramos às 17h52
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


  COMUNIDADE OUTES NO ORKUT
  FEDERAÇÃO PAULISTA de FUTEBOL AMERICANO
  LIGA CATARINENSE de FUTEBOL AMERICANO
  FEDERAÇÃO GAÚCHA DE FUTEBOL AMERICANO
  AFAB
  ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL AMERICANO POTIGUAR - RN
  PANTANAL BOWL
  OUTSIDE - FA Paraibano - Alberto Magno
  FFS - Paulo Mancha e Silvio Jr.
  FA BRASIL
  IRON HELMET - Marco Alfaro
  DIÁRIO NFL - Danilo Müller
  BOLA OVAL.NET - Zeh Oliveira
  SIDELINE - Jayson Braga
  BLOG DO ANDRÉ ADLER
  Futebol Americano de Areia
  _____SÃO PAULO - FA_____
  Araras STEEL HAWKS
  SP NIGHTMARES - Hades de Tucuruvi
  BLACK BEARS Mauá
  Jundiaí ROOSTERS
  Mauá WILD HORSES
  Sto André WEREWOLVES
  Sorocaba VIPERS
  _____SÃO PAULO - FLAG_____
  Corinthians STEAMROLLERS
  SBC GRASSHOPPERS
  _____SANTA CATARINA_____
  Blumenau RIESEN
  Floripa ISTEPÔS
  Jarágua do Sul BREAKERS
  _____PARANÁ_____
  Foz do Iguaçu BLACK SHARKS
  Curitiba HURRICANES
  Ponta Grossa TIGERS
  BARIGÜI CROCODILES de Curitiba
  _____RIO GRANDE DO SUL____
  Porto Alegre PREDADORES
  _____RIO DE JANEIRO_____
  FALCÕES
  Niterói WARRIORS
  America RED LIONS
  Ilha AVALANCHE
  Copacabana TITÃS
  _MINAS E ESPÍRITO SANTO_
  Vila Velha TRITÕES
  _____PARAÍBA____
  JP ESPECTROS
  JAMPA TRIBOS
  _____NORDESTE_____
  Recife MARINERS
  Ceará CANGACEIROS
  CALANGOS NEGROS de Natal
  _____CENTRO-OESTE_____
  TUBARÕES do Cerrado
  Cuiabá ARSENAL
  _____NORTE____
 



Meu perfil
BRASIL, Sudeste, SANTO ANDRE, Homem
Outro - outesfa@gmail.com
Histórico
    Categorias
      Todas as Categiorias
      Evento
      Futebol Americano no Mundo
      Times do Brasil
      Extra Point
      MVP
      Fast Foot
    Outros sites
    Votação
      Dê uma nota para meu blog