OUTES - FUTEBOL AMERICANO NO BRASIL


NE BOWL - ALGUMAS CONSIDERAÇÕES INICIAIS

E voltamos a falar sobre o NE BOWL, com algumas considerações da ANEFA sobre o assunto "FINAL DO TORNEIO"

Após a publicação aqui da matéria sobre a continuidade do maior torneio da região Nordeste, a redação do Blog OUTES foi procurada pela ANEFA, na figura do organizador do torneio de Fortaleza, Gabriel Campelo, para tecer alguns esclarecimentos sobre a questão e o porquê da decisão sobre a final ainda estar pendente. Veja as considerações e opine sobre o assunto:  

Primeira Situação - Definição das equipes que farão a final: "O primeiro motivo e que tem a decisão mais difícil é sobre quem fará a Final, pois entre os times qualificados - CANGACEIROS/CE e ESPECTROS/PB - este último corre o risco de ser desclassificado por possível abandono do campeonato. A ANEFA irá fazer uma reunião com os representantes da Associação e decidirão sobre isso." 

Segundo ponto - Definição do local do jogo: "Caso tenha uma final com a participação do JP ESPECTROS, ela terá de ser feita na cidade de Natal-RN pelos seguintes fatores:
- Local neutro, sendo o único Estado participante que não tem time na final - (Equipes do Estado do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraiba)
- Estado localizado entre o Ceará e Paraíba, facilitando o transporte, além de ser a cidade do presidente da ANEFA."

 
Decisão complementar - Se os ESPECTROS forem punidos: Caso a equipe de João Pessoa não jogue a final pela desclassificação, o 2º lugar de seu grupo (DRAGÕES do MAR), jogará a final contra o 1º do outro grupo (FIC Ceará CANGACEIROS) 
 
"Portanto tudo está sendo analisado e haverá uma reunião sobre este assunto em breve com a ANEFA. O principal motivo deste torneio foi fixar o nordeste como uma região que gosta de Futebol Americano e, com mesmo com alguns problemas, isso foi conseguido. Temos que aprender a se organizar melhor e com os erros cometidos para não fazê-los novamente.
 


Nota do editor: Busquei acompanhar os acontecimentos do campeonato, principalmente pela comunidade "FUTEBOL AMERICANO NA PARAÍBA" do Orkut e realmente presenciei textos de inconformidade de integrantes das equipes, não só da PB, queixando-se das condições de transporte e alojamento, com um possível retorno dos ESPECTROS após o jogo de 5 feira e retorno apenas para a Final no domingo. Posteriomente houveram manifestações de participantes da comunidade em pró de um abandono das equipes paraibanas, e, segundo a ANEFA, desde a sexta-feira, 18/07/2008, um dos principais integrantes do JP ESPECTROS declarou para várias pessoas, colocando em página no orkut, a desistência de seu time, o que será averiguado adequadamente. 

Na minha opinião, de espectador "via rede", se problemas ocorreram na organização, caberia às equipes fazerem uma reclamação formal aos responsáveis, para que os possíveis ajustes fossem tentados pelos organizadores. Quem já ajudou a organizar algum evento, sabe o quão difícil é a preparação e que mesmo assim "acidentes de percurso" podem ocorrer, como foi o caso dos alojamentos em Fortaleza/CE, que foram trocados de última hora pelos parceiros públicos do torneio, sendo que a organização também foi prejudicada por conta disso. Outros torneios no Brasil, de outras entidades, já tiveram problemas por atraso e transporte, entre outros, mas a idéia é que permaneceu firme para o esporte continuar crescendo. E neste caso, aprender com os "desvios do evento" é exatamente o que o responsável pela organização, Gabriel Campelo indica que a ANEFA irá fazer, atitude coerente e que fortalece a entidade. 

Para finalizar, acho que as duas equipes devem fazer a final, pois foram as melhores deste torneio, e sim deve haver repreensão sobre atos (dentro ou fora de campo) que não ajudam em nada na divulgação da modalidade. Não estou a par das regras do NE BOWL, mas se caso a equipe dos ESPECTROS não puderem estar na decisão, sou a favor do 3 colocado no geral (A equipe com a terceira vaga para o brasileiro) estar nesta decisão, pois o "ponto de discussão" iniciou-se após o término da primeira fase do Grupo B.

E você leitor, agora a par dos acontecimentos de forma oficial, que leitura faz da situação ? OPINE:      



Escrito por G. G. Ramos às 20h58
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




JOGOS FIM DE SEMANA - AMISTOSO NA GRANDE SÃO PAULO

 ROOSTERS recebem os COUGARS em Jundiaí querendo fazer bonito em seu 2º jogo oficial. A equipe de São Bernardo quer usar o jogo contra os fortes "galos" verdes-celestes com o intuito de se preparar para a final do Circuito Paulista contra os WEREWOLVES de Santo André.   


Depois da estréia contra o STORM, a equipe jundiaiense, surgida da junção com o Itatiba PRIESTS, volta a campo com sede de vitória, que pode acontecer neste sábado no "BOLÃO" contra os COUGARS, que não jogam desde março, na última etapa do circuito paulista. E o time da casa tem uma vantagem a mais: Além de jogar em seu terreno com um 8x8 ao invés de 11x11, o LB e técnico defensivo Gabriel Estrela já atuou com muitos dos jogadores do atual time são bernardense, quando ainda jogavam pela bandeira dos HUSKIES.

Com isso os ROOSTERS, que deve contar com a defesa completa, com destaque para o SS #44 LAHR, LB #51 França e CB#23 Gomes, pode tentar anular os ataques dos  "pumas azuis", que faz segredo com relação ao QB titular. No último jogo contra os WILD HORSES, a equipe utilizou o QB #7 Caio Demetroff e jogadas de passe curto com o RB #36 Feinho, que protagonizaram 54 pts no placar a favor do COUGARS. Neste sábado o time poderá contar também com o QB/RB # 25 Fábio "Pica Pau" ou ainda estrear o QB #12 Fábio Ribas de apenas 15 anos mas com uma força tremenda no braço. O que realmente preocupa o time do ABC paulista são as ausências na OL, que não contará com o C #56 Relvas e o DT/DE #90 Monstro, o que fará os COUGARS terem uma linha improvisada. Destaque ainda para os WRs #88 Americano (que na verdade é de Cabo Verde) e #89 Spirit, que foi assistir a alguns treinos dos adversários.

Já no ataque dos ROOSTERS, com destaque para o RB #26 Consentino, qualquer que seja o QB titular (#7 Lima, #10 Vieira ou #16 Corradini), os pontuadores da última partida - FB #35 G. Fernandes e TE #84 Zani com passe do QB #10 Vieira - estarão de prontidão, com bem elaboradas jogadas reversas. Para tentar parar esta poderosa ofensiva, a defesa "batateira" estará a postos, com o retorno do DE #75 Benites "Homer" ao lado do #66 Douglas e #93 Nitas (EU) e com a estréia em jogos do bom CB #33 Serjão Médici. O #23 Toro deve voltar a ser LB, já que o #35 Fiwippi retorna como SS.

Um jogão de bola oval, que terá entrada gratuita, arbitragem da Federação Paulista de FA, sorteio de camisetas de passeio das equipes e a presença do prefeito de Jundiaí. Ótimo entretenimento para a tarde de sábado. 

Agradecimentos: Pastrana (COUGARS), Gabriel e Murilo Campidelli (ROOSTERS)



Escrito por G. G. Ramos às 03h08
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




JOGOS DO FIM DE SEMANA - AMISTOSO NO PARANÁ

 BLACK KNIGHTS espera levar novamente 2 mil pessoas ao Estádio Krueger em Ponta Grossa. Desta vez o jogo será contra os BLACK SHARKS de Foz do Iguaçu, que farão o primeir amistoso da história da equipe. História aliás que você lê mais abaixo nesta matéria.

E Ponta Grossa se rendeu ao Futebol Americano. Depois da partida entre BLACK KNIGHTS/PR e ISTEPÔS/SC no final de abril, os pontagrossenses adotarm o esporte como um dos principais da cidade, que têm também a equipe dos TIGERS. Neste fim de semana será dada uma nova oportunidade aos moradores da cidade para assistir a um rande espetáculo, com direito à estréia da equipe de Foz do Iguaçu - os BLACK SHARKS e transmissão do canal à cabo ESPN Brasil, além é claro da Rede "ESPORTE EMOÇÃO" que tem auxiliado muito na divulgação do esporte - Veja matéria da EE para o jogo.


Para abrilhantar ainda mais a partida que será realizada neste domingo, a OUTES traz ao leitor a história dos BLACK SHARKS de Foz do Iguaçu, contada pelo seu idealizador Idi Calza, que criou uma das mais novas equipes do Brasil na tríplice fronteira, tão famosa e tão visitada por brazucas e gringos:

A Associação Esportiva Black Sharks foi fundada em 2008 com o intuito de alcançar novos objetivos e crescer com sua equipe de Futebol Americano. A equipe começou a ser montada em novembro 2007 reunindo jogadores jovens na faixa de 15 a 40 anos, na cidade de Foz do Iguaçu. Após várias dificuldades de divulgação e de conseguir jogadores foi possível reunir aproximadamente 35 atletas, a partir de fevereiro deste ano, vindo a consolidar definitivamente o time. Com recursos próprios, os "Tubarões Negros" conseguiram um local de treino, situado no ginásio Costa Cavalcante e tem exclusividade de horário podendo assim fazer as marcações oficiais no campo inclusive com uma trave de dimensões próximas da oficial.

 Parte dos jogadores com o Y ao fundo.

Além disso a equipe está  desenvolvendo  planos para a construção de  uma  sede própria, com  campo  e  toda uma infra-estrutura para acomodar os  treinamentos  e  eventuais jogos. O campo atual conta com marcações e como o  Paraguai é perto é fácil a aquisição de bolas de futebol americano a baixo custo em relação ao Brasil e  equipamentos para  treinamentos, tais  como, colchoes para  tackles, luvas, leg combos (joelheira+caneleira+coxeira). Pelo e-bay, a equipe já adquiriu 10 shoulder pads e alguns capacetes. Neste último mês os BLACK SHARKS efetuaram a compra de 20 capacetes, uniforme de jogo, cones de sinalização, coletes para treinos e firmaram  convenio com uma associação esportiva que  cedeu o campo para treinos táticos noturnos. Até o fim de julho o time de Foz estará com toda a parte jurídica em ordem.

Existem  vários amistosos marcados e a intenção de disputar o campeonato paranaense de futebol americano que estará sendo lançado este ano (Modalidade sem equipamentos e com contato de Futebol Americano) e também participar de uma futura seleção nacional após incorporação de novos jogadores e organização da diretoria e comissão técnica. O presidente da Equipe Marcelo Somer - TECNOLOCO EM  MECANICA  PELA  UTF-PR - está desenvolvendo equipamentos similares aos de treino utilizados nos E.U.A, para os jogadores estarem utilizando. Atualmente os treinos da equipe são realizados uma  vez por semana aos sábados, mas devido à proximidade da estréia, o condicionamento físico aumentou para 2 encontros semanais, principalmente depois do ingresso do novo Coach 'TIM', com experiência nos E.U.A. que aprimorou a questão técnica e  assimilação de regras.

 Treinos intensificados após a entrada do Coach TIM

Hoje treinos físicos, técnicos e táticos, tudo nos moldes americanos moldam a equipe Black Sharks de Foz do Iguaçu, que está aberta a desafios, e convida equipes de futebol americano a disputar amistosos na 2ª cidade mais visitada do Brasil, que além das inúmeras maravilhas naturais, agora conta com um TUBARÃO NEGRO nas águas (e jardas) das famosas CATARATAS. 

LOCAL DE TREINO: CAMPO  ANEXO  AO  GINASIO  COSTA  CAVALCANTI
HORARIO:15:00
SELETIVA  PREVISTA  PARA   AGOSTO/SETEMBRO  PARA     INGRESSO  DE  NOVOS   JOGADORES.
EM 2009 PREVISTO O PRIMEIRO CAMPEONATO PARANAENSE DE FUTEBOL AMERICANO.

Agradecimentos: DIRETOR: MARCELO SOMER QB #12; SECRETARIO: IDI CALZA JUNIOR LT #01; TÉCNICO: TIM - EQUIPE BLACK SHARKS.



Escrito por G. G. Ramos às 00h53
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




PAINEL DE RESULTADOS - 3ª ETAPA DO VÊNUS BOWL - SAQUAREMA

Saquarema X Saquarema e quebra de tabu na 3ª etapa do Vênus Bowl. No último dia 20 de julho aconteceu na cidade de Saquarema/RJ a terceira etapa do Vênus Bowl 2008 com 2 rivalidades postas à prova.

 54 X 21    Fotos: Acervo pessoal PANTHERS.

STATS RID: TD Andressa #66 / PE Solrac #27; TD Solrac #27 / PE Renata #09; TD Kayane #74; TD Renata #09 / PE Monique #22; TD Andressa #66 / PE Renata #09; TD Solrac #27 / PE Solrac #27; TD Renata #09; TD Renata #09 / PE Laurinha #03

STATS PAN: TD Luthiene #18 / PE Manu #78; TD Clayne #37 / PE Clayne #37; TD Manu #78 / PE Hellen #23

No primeiro jogo as equipes da casa BIG RIDERS e PANTHERS fizeram o clássico local e as "Surfistas da bola oval" mostraram porque são sérias candidata a estar na final do torneio. A equipe já vinha de uma boa vitória contra o time paulista das CELTICS, novamente ultrapassou os 50 pts e está com a defesa menos vazada do campeonato. Usando sua base sólida com talentos individuais como a WR/FS #9 Renata e a RB/MLB #66 Andressa (que marcaram 5 dos 8 TDs da equipe) não esteve em nenhum momento ameaçada no placar e com a vitória sobe para 2 lugar no campeonato.

Já as PANTHERS continuam seu trabalho de recuperação do elenco neste ano depois de perdas significativas, como a CB Dani que foi para as rivais. Mesmo com 3 derrotas a equipe mostrou que o ataque é forte, o que na sequência do torneio pode pesar para uma possível classificação, utilizando a QB/LB #13 Dine, destaque do time e a revelação da primeira rodada, a WR #23 Hellen.



  25 X 26      Foto: Acervo pessoal FLAMES

STATS COY:TD Deny #12 / PE Josi #80; TD Carol #44; TD Josi #80; TD Josi #80

STATS FLA:TD Vanessa #14 / PE Fernanda #11; TD Vanessa #14; TD Sakuraba #48 / PE Sakuraba #48; TD Fernanda #11

Na parte da tarde, COYOTES e FLAMES fecharam a rodada, e como nos últimos confrontos as equipes protagonizaram um jogo cheio de reviravoltas e disputado até o último segundo, mas sempre com vitória para as "caninas". Mas desta vez a equipe da Barra, usando principalmente a RB #48 Sakuraba, as recepções da WR #14 Vanessa e a agora TE Laurinha, conseguiu quebrar um tabu que já durava 2 anos (6 jogos), de quebra conquistando a primeira vitória da equipe no campeonato. As FLAMES começaram arrasadoras, fechando o primeito tempo em 20 a 7. Porém a defesa cochilou no 3º QT, permitindo 2 TDs seguidos das COYOTES, em uma INT quando a equipe da Barra estava para marcar mais um TD, mas com gmuita disposição o"roxo flamejante" chegou ao seu 4º TD com Fernanda "Estrela" Pessanha.

As COYOTES que mesmo embalada de duas vitórias; com 2 jogadoras entre as TOP FIVE da artilharia do campeonato (Josi com 67 pts e Krol com 36) e com reforços importantes que vieram de Saquarema (A RB #44 Carol que já está na disputa da artilharia, a CB #99 Dani e a WR#24 Colina), presenciaram nesta derrota (depois de muito tempo) aquela máxima dos esportes, de que "Não existe favoritismo em clássico". Mesmo assim a equipe de Copacabana mantém a liderança, que será defendida em agosto na praia da Barra contra as invictas BIG RIDERS, considerado por muitos uma prévia da final deste ano.

Confira a classificação após 3 rodadas:


Próximos jogos:

24/08
4º
Rodada - Praia da Barra

10h - (0-2)CELTICS x TATUÍS(1-1-0)
12h - (2-0)BIG RIDERS x COYOTES(2-1)
14h - (0-2)CELTICS x FLAMES(1-1-0)

FONTE E AGRADECIMENTOS: BLOG AFERJ **NOVO EM FOLHA - VISITEM** 



Escrito por G. G. Ramos às 19h24
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




VAI TER DECISÃO NO NE BOWL ??

E o primeiro campeonato nordestino ainda está sem campeão. Após um início eletrizante, com campeonato sendo divulgado na mídia, e alguns problemas extra-campo, CANGACEIROS/CE e ESPECTROS/PB foram os classificados para decidir que é o melhor time da bola oval da região Nordeste. Porém o jogo não se realizou, principalmente depois do ocorrido na partida de sábado entre os mesmos CANGACEIROS e os SCORPIONS/RN que lutavam pela vaga na final.  

O jogo que caminhava disputado até o half-time, com vitória parcial do "cangaço" por 10 a 8, teve uma cena chocante no segundo tempo com a lesão sofrida por Gusmão do SCORPIONS após receber uma forte pancada no pescoço. O atleta teve que ser levado a um hospital e a equipe do Ceará tomou punição de 30 J por "Unnecessary Roughness". Mas o time do SCORPIONS decidiu se retirar do jogo e acompanhar seu companheiro machucado, selando a participação da equipe da casa na final.

Depois de algumas reclamações veementes das equipes com relação à possível violência gratuita, principalmente da equipe cearense, a ANEFA decidiu por bem suspender a realização da final para decidir o que fazer. Uma das hipóteses é levar o jogo para Recife, mas também cogita-se declarar o fim do campeonato da forma como está. Tal decisão deve ser anunciada dentre em breve e o blog OUTES irá divulgá-la assim que detiver a informação oficial.  

??   x  ??

E você leitor, o que acha mais correto ser feito, enquanto a decisão oficial da ANEFA não sai. Dê sua opinião:



Escrito por G. G. Ramos às 20h57
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


  COMUNIDADE OUTES NO ORKUT
  FEDERAÇÃO PAULISTA de FUTEBOL AMERICANO
  LIGA CATARINENSE de FUTEBOL AMERICANO
  FEDERAÇÃO GAÚCHA DE FUTEBOL AMERICANO
  AFAB
  ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL AMERICANO POTIGUAR - RN
  PANTANAL BOWL
  OUTSIDE - FA Paraibano - Alberto Magno
  FFS - Paulo Mancha e Silvio Jr.
  FA BRASIL
  IRON HELMET - Marco Alfaro
  DIÁRIO NFL - Danilo Müller
  BOLA OVAL.NET - Zeh Oliveira
  SIDELINE - Jayson Braga
  BLOG DO ANDRÉ ADLER
  Futebol Americano de Areia
  _____SÃO PAULO - FA_____
  Araras STEEL HAWKS
  SP NIGHTMARES - Hades de Tucuruvi
  BLACK BEARS Mauá
  Jundiaí ROOSTERS
  Mauá WILD HORSES
  Sto André WEREWOLVES
  Sorocaba VIPERS
  _____SÃO PAULO - FLAG_____
  Corinthians STEAMROLLERS
  SBC GRASSHOPPERS
  _____SANTA CATARINA_____
  Blumenau RIESEN
  Floripa ISTEPÔS
  Jarágua do Sul BREAKERS
  _____PARANÁ_____
  Foz do Iguaçu BLACK SHARKS
  Curitiba HURRICANES
  Ponta Grossa TIGERS
  BARIGÜI CROCODILES de Curitiba
  _____RIO GRANDE DO SUL____
  Porto Alegre PREDADORES
  _____RIO DE JANEIRO_____
  FALCÕES
  Niterói WARRIORS
  America RED LIONS
  Ilha AVALANCHE
  Copacabana TITÃS
  _MINAS E ESPÍRITO SANTO_
  Vila Velha TRITÕES
  _____PARAÍBA____
  JP ESPECTROS
  JAMPA TRIBOS
  _____NORDESTE_____
  Recife MARINERS
  Ceará CANGACEIROS
  CALANGOS NEGROS de Natal
  _____CENTRO-OESTE_____
  TUBARÕES do Cerrado
  Cuiabá ARSENAL
  _____NORTE____
 



Meu perfil
BRASIL, Sudeste, SANTO ANDRE, Homem
Outro - outesfa@gmail.com
Histórico
    Categorias
      Todas as Categiorias
      Evento
      Futebol Americano no Mundo
      Times do Brasil
      Extra Point
      MVP
      Fast Foot
    Outros sites
    Votação
      Dê uma nota para meu blog