OUTES - FUTEBOL AMERICANO NO BRASIL

MVP



OUTES: E a comunicação ? Por exemplo, ouvi falar que tackle em Portugal é denominado "placagem", o que soa muito estranho. Existem realmente termos diferentes, ou a linguagem do FA é universal ?

Isso mesmo, eles conjugam o verbo “placar”. Ex: o jogador foi placado. Outro dia estava assistindo um filme de FA e nas legendas ao invés de TD aparecia “ensaio”. As pessoa que não conhecem o esporte também chamam assim. Acredito que  por causa do Rúgbi, que aqui é bastante conhecido e usam essas mesmas nomenclaturas. De resto é igual.

OUTES: Há possibilidades de integração da equipe na NFLEurope ? Muitos jogadores portugueses almejam isso ?

Isso ainda é um sonho muito distante, nos queremos primeiro divulgar e fazer o esporte crescer aqui em Portugal, bem como melhorar o nível das equipes para terem capacidade de competir. Entrar na Liga Espanhola seria um bom começo.

 

OUTES: Conheceu algum outro brasileiro atuando no FA europeu ?

Não. Os brasileiros que moram na Europa ralam muito, por isso é difícil jogar um esporte que exija tanta dedicação.

 

OUTES: E o clima para partida contra o RENEGADES ?

 Foi um momento único na minha vida. Aqui a rivalidade entre Lisboa e Porto (as duas principais cidades) é muito grande. Dias antes o treinador deles viajou 4 horas pra espionar nosso treino. Foi o primeiro jogo oficial de Portugal. O primeiro jogo com os equipamentos para a quase todos da equipe, inclusive eu. Aliás foi a primeira vez que coloquei os equipamentos. Até o dia do jogo ainda estavam por vir os meus equipamentos. Nada se compara ao clima no vestiário antes da partida. Colocar os equipamentos antes do jogo é como colocar uma armadura antes de uma batalha. E o jogo então, não tenho palavras. Brincando com os colegas, antes da partida, falei: “se fizer um TD vou jogar capoeira e dar uma sambadinha” . Era só brincadeira, pois um TD da defesa nunca é esperado. Mas aconteceu. Estávamos perdendo e na única vez em que eles fizeram jogo aéreo, interceptei a bola. Corri umas 30 jardas e TD. Digo a vocês, foi o momento mais emocionante da minha vida esportiva. Nem as várias medalhas de futebol, nem o Estadual de basquete e nem o Estadual de jiu-jitsu. Nada se comparou a aquele momento pra mim. De tudo que pensei em fazer em comemoração, nem sequer lembrei na hora, pois com o TD nossa equipe passou a frente. Sem falar na emoção dos companheiros também. FA é o jogo mais coletivo que já inventaram.

CONTINUA ABAIXO.



Escrito por G. G. Ramos às 19h30
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




OUTES: Em que pé está o FA português ? As dificuldades são as mesmas dos brasileiros ou isso não existe ? Este jogo inaugural deve mudar alguma coisa ?

 Passamos as mesmas dificuldades de todos os esportes amadores que são pouco conhecidos. Falta de divulgação, credibilidade, consequentemente falta de patrocínio, etc. Mas vejo um futuro muito promissor por aqui. 1- Portugal é vizinho da Espanha que possui uma liga grande e altamente organizada. 2- o povo aqui gosta de esportes de contato, o hóquei sobre patins é um dos principais esportes. Existem muitas equipes de rúgbi. 3- a Seleção Portuguesa de Rúgbi que é completamente amadora tem conseguido grandes resultados e é hoje uma das melhores do mundo. Isto tudo atrai a atenção para os esportes amadores. 4- uma nova equipe está surgindo a partir do nosso antigo treinador e esta já vem com um apoio muito grande, bons patrocínios, etc. O jogo é um marco na historia do FA de Portugal, pois se oficializou o esporte com as medições, regras, arbitragem (vieram árbitros da Federação espanhola) e principalmente os equipamentos.

 

OUTES: Para finalizar, existe previsão de retorno ao solo brasilis, principalmente o cearense, para bater, digamos uma "pelada com tackle" ?

Claro que sim, o Brasil é o meu país e sempre que lá estiver vou estar jogando FA. Mesmo sendo hoje um Cruzader nunca deixarei de ser um Cangaceiro. Abraço a todos que gostam, que jogam e principalmente aqueles que levam esse esporte nas costas, que mesmo levando tackles, levantam e continuam fazendo o esporte avançar, jarda por jarda.


A OUTES termina esta entrevista com a histórica foto da equipe dos CRUSADERS no dia do jogo. E lá estava o Strong Safety Rubens Sabóia (o último agachado à direita), mostrando nos pulsos a raça brasileira e em campo o sonho de muitos conterrâneos. Valeu rapaz e mais uma vez obrigado.   



Escrito por G. G. Ramos às 19h26
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




MVP: RICARDO GALACHE - 1ª Parte

O que falta para o Futebol Americano crescer no Brasil? Quantas vezes você já ouviu esta pergunta e quantas respostas diferentes já ouviu? A falta de apoio das entidades esportivas ligadas ao governo; Não haver um local adequado para jogos e treinos; Divulgação parca das Entidades existentes; Falta de interesse do publico pelo esporte. Não seria melhor saber o que pensa a grande massa praticante do FA em nosso país para fazer um projeto concreto contornando essas dificuldades ? Pois é, foi isso que Renato Grassiotto Junior , o SPY e Ricardo Galache, iniciaram através do Movimento “Futebol Americano no Brasil, EU ACREDITO !!” criado em abril.

Logo de saída os idealizadores realizaram enquete sobre o tema supracitado na comunidade do movimento. O resultado foi que a maioria 200 participantes, cerca de 35%, acham que o problema está ligada ao desinteresse dos entes públicos. Nos outros assuntos há empate técnico, precisando então haver projetos fortes de divulgação com o apoio das entidades já existentes. A partir destas constatações, o movimento já se mobilizou na intenção de trazer o conhecimento do esporte. O 1º passo está sendo realizar um Censo das equipes organizadas que praticam o esporte no país na comunidade do orkut. Além disso o Movimento tem auxiliado em eventos esportivos, como a participação no Torneio Capital realizado em Brasília no feriado do Dia do Trabalho.

 Movimento no I Torneio Capital - foto: Leo Sardinha (http://picasaweb.google.com.br/leosardinha/BrasiliaBowl)

 

E para saber um pouco mais do Movimento e de seus projetos tão relevantes para o nosso esporte, inauguraremos a coluna MVP conversando com Ricardo Galache, Center do STORM e referência incansável no auxílio à equipes e entidades do FA brasileiro.

 A equipe do STORM em pró do movimento. Galache está no canto esquerdo com a #73. - Arquivo pessoal de Galache

Continua no post abaixo



Escrito por G. G. Ramos às 01h01
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




OUTES: Ricardo, em abril deste ano, você e o Renato Grassiotto Junior (Spy) lançaram o movimento "Futebol Americano no Brasil, EU ACREDITO !!" No que consiste este movimento ?

Primeiramente queria agradecê-lo pela oportunidade que você está dando para falar do nosso movimento e um pouco de mim também no OUTES que é um blog muito visitado pelos que amam o FA no Brasil.O Movimento na verdade foi criado para buscar a conscientização do povo brasileiro de que o “Futebol Americano” é um esporte saudável, seguro e que a cada dia mais e mais jovens tem procurado este esporte para pratica-lo. O movimento na verdade consiste no fato de tentarmos nos mobilizar com uma campanha de divulgação através dos praticantes e entidades existentes, para mostrar que o FA é forte em nosso pais e que precisamos disso para o crescimento.

 Galache em conversa com integrantes do STORM.

 

OUTES: Antes de criar o Movimento, você já era uma pessoa bem proativa (e conhecida) no auxilio ao desenvolvimento do FA no Brasil. Como começou a história de "GALACHE" no FA e quando você percebeu que poderia ajudar no crescimento do esporte ?  

Na verdade faz um tempinho. Foi em 1993 na praia do Caiçara no litoral de São Paulo. Foi na época que a BAND passava as finais do Super Bowl e Rose Bowl se eu não me engano. Era a época do Joe Montana um idolo para os americanos e brasileiros que curtiam FA. Neste ano comprei minha primeira bola de FA e todos os finais de semana jogávamos na praia junto com o pessoal do exército. O legal é que ficava muita gente tentando entender o jogo e assistí-lo e creio que as regras ficavam em segundo plano (risos!) pois a vontade de jogar e aprender era bem maior. Em relação a ajudar no crescimento do esporte eu senti que sendo uma pessoa bem experiente eu podia ajudar da forma que eu mais conheço: A propaganda. Senti que seria um grande passo para podermos mostrar ao Brasil que o FA pode dar certo junto com pessoas que realmente querem o mesmo que eu: Ver o FA crescendo e sendo divulgado.

 

Não perca a 2ª parte desta entrevista que falará dos "brasões de Galache" e do que ele acha da ação das entidades de FA brasileiras.



Escrito por G. G. Ramos às 00h19
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




"CLASSIFICADOS TIMES PROCURAM" - SÃO PAULO

Está querendo treinar/jogar FA ou Flag em SP e não sabe onde ?? A OUTES te ajuda e mostra as equipes que abriram try outs (seletivas) para compor elenco:

FLAG

  A equipe do CERBÉRUS, que este ano apenas treinará e fará amistosos para preparação de 2008, faz a última peneira para novos jogadores este domingo (22/04) às 09:00 hs no Parque do Ibirapuera (Local de encontro: porta da Oca e após o horário atrás do auditório); Posições: Várias; Contato: Rafael Fonseca Ramos da Silva.

Tradicionalíssimo e único Hexacampeão da Liga Flag, o SP SHARKS montou comunidade exclusiva no orkut para o recrutamento de jogadores. O time que jogará a Liga Flag no 2º semestre está precisando atualmente de Guards e Defensive Ends, mas também realiza testes práticos, avaliação e condicionamento fisico para interesse em outras posições. A equipe, gerenciada pelo simpático DE "Tanquinho" também ensina como jogar para quem desconhece as regras.

O atual campeão LOCOMOTIVES também realizará seletiva este domingo (22/04) às 14:00 hs no Parque Villa Lobos com o intuito de fechar o grupo para a temporada 2007. O time fará testes livres para as seguintes posições: Cornerback, Linebacker e Guards. Interessados deixar scrap para Marco "Romano" Bucci com nome completo, idade, peso e altura.


FUTEBOL AMERICANO (Sem equipamento)

O SBC COUGARS Football, time de FA de São Bernardo que no Flag representou a UMESP em 2004 (3º Paulista Universitário de Flag 5x5/2004) e 2005 (3º Paulista de Flag 5x5 - ABRAFA/2005) foi reativado após um ano inativo no intuito de integrar a FPFA e participar do 1º campeonato Paulista de FA. No recomeço a equipe fez parceria com o SA HUSKIES e estará mandando seus treinos aos domingos, 14 hs também no campo do 7 de Setembro (Rua Igarapava 27, Bom Pastor - esquina da Av. Lauro Gomes com Atlântica - Santo André-SP). Todas as posições são necessárias. Contato Hugo Bustilho 



Escrito por G. G. Ramos às 13h23
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




A VOLTA DOS GORILAS TRICOLORES

Depois de uma ano de recesso, a base de um dos times mais tradicionais do futebol americano carioca de praia encontra novo fôlego (e ânimo) para retornar à competição mais acirrada da bola oval no Brasil.

Foram treinos, "peladas" e muitas conversas entre os atletas visando o crescimento e enfim o comprometimento para o ano de 2007. Muitos dos jogadores (26 para ser exato) participaram do CARIOCA BOWL VII defendendo outras equipes, mas, terminado o campeonato, os mesmos já se prontificaram a não repetir a ausência este ano.

O que o FLU GORILAS quer repetir é a boa atuação de 2003, quando eram temidos por jogadas envolventes que por fim lhes deu o 3º lugar no estadual. A seletiva para o campeonato deve começar em 15/04 e, faltando um mês para a reestréia destes "primatas", o que não falta é esforço, suor e dedicação...muito bem vistas no treino de 05/03, onde 20 atletas compareceram em Ipanema em plena final da Taça Guanabara de SOCCER.

Para saber mais desta histórica equipe, acesse http://www.gorilas.com.br ou converse no orkut no endereço: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=66635

GO GO GORILAS !!   



Escrito por G. G. Ramos às 00h15
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




                                                                                                              

NITERÓI WARRIORS CAMPEÃO DO SAQUAREMA BOWL IV (2007)

Depois de partida acirrada contra os PIRATAS de Copacabana, o time criado em 2003, pioneiro no FA fora da capital carioca, levanta pela a taça do Saqua Bowl e traz título inédito para Niterói.  

Depois de passar com certa tranquilidade pelo MAMUTES por 17 a 0 no sábado e auxiliada na manhã de domingo por 2 turnovers dos anfitriões VIKINGS que não conseguiram recuperar a diferença de 14 a 0, sendo ainda prejudicados por desabar uma tempestade no fim do jogo, o magro placar de 3 a2 para a equipe dos WARRIORS na final mostrou o equilibrio e o cansaço dos times. O jogo resumiu-se a duas jogadas ocorridas no 3º quarto da partida. Um FG da equipe niteroiense e um safety do time da capital.

A festa se completou com a eleição do RB Mateus "HULK" Neagele -#22 dos WARRIORS como MVP da partida.  

  Mateus está inscrito na AFAB desde 2004.                       "Hulk" atuando na semi contra o VIKINGS.

TODOS OS RESULTADOS                                                                                                                                                          Fase Classificatória (10/02)

Red Lions 10 vs 0 Tigers
Piratas 17 vs 0 Falcões
Vikings 6 vs 0 Corsários
Warriors 17 vs 0 Mamutes

Semi finais (11/02 - Manhã)

Piratas 3 vs 0 Red Lions (OT)
Warriors 14 vs 0 Vikings

Final (11/02 - Tarde)

Warriors 3 x 2 Piratas

Confira a matéria completa do SAQUA BOWL IV e o álbum de fotos do evento no site www.saquaonline.com/noticia/?id=176. Para conhecer um pouco mais da equipe campeã e conversar com seus representantes acesse o site www.niteroiwarriors.cjb.net/ ou a via orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=158996

Fica aqui meus agradecimentos ao colega Leandro Beckmann e um Parabéns merecido a esta aguerrida equipe de Niterói. GO WARRIORS

Abrax

GG RAMOS                    



Escrito por G. G. Ramos às 21h52
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


  COMUNIDADE OUTES NO ORKUT
  FEDERAÇÃO PAULISTA de FUTEBOL AMERICANO
  LIGA CATARINENSE de FUTEBOL AMERICANO
  FEDERAÇÃO GAÚCHA DE FUTEBOL AMERICANO
  AFAB
  ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL AMERICANO POTIGUAR - RN
  PANTANAL BOWL
  OUTSIDE - FA Paraibano - Alberto Magno
  FFS - Paulo Mancha e Silvio Jr.
  FA BRASIL
  IRON HELMET - Marco Alfaro
  DIÁRIO NFL - Danilo Müller
  BOLA OVAL.NET - Zeh Oliveira
  SIDELINE - Jayson Braga
  BLOG DO ANDRÉ ADLER
  Futebol Americano de Areia
  _____SÃO PAULO - FA_____
  Araras STEEL HAWKS
  SP NIGHTMARES - Hades de Tucuruvi
  BLACK BEARS Mauá
  Jundiaí ROOSTERS
  Mauá WILD HORSES
  Sto André WEREWOLVES
  Sorocaba VIPERS
  _____SÃO PAULO - FLAG_____
  Corinthians STEAMROLLERS
  SBC GRASSHOPPERS
  _____SANTA CATARINA_____
  Blumenau RIESEN
  Floripa ISTEPÔS
  Jarágua do Sul BREAKERS
  _____PARANÁ_____
  Foz do Iguaçu BLACK SHARKS
  Curitiba HURRICANES
  Ponta Grossa TIGERS
  BARIGÜI CROCODILES de Curitiba
  _____RIO GRANDE DO SUL____
  Porto Alegre PREDADORES
  _____RIO DE JANEIRO_____
  FALCÕES
  Niterói WARRIORS
  America RED LIONS
  Ilha AVALANCHE
  Copacabana TITÃS
  _MINAS E ESPÍRITO SANTO_
  Vila Velha TRITÕES
  _____PARAÍBA____
  JP ESPECTROS
  JAMPA TRIBOS
  _____NORDESTE_____
  Recife MARINERS
  Ceará CANGACEIROS
  CALANGOS NEGROS de Natal
  _____CENTRO-OESTE_____
  TUBARÕES do Cerrado
  Cuiabá ARSENAL
  _____NORTE____
 



Meu perfil
BRASIL, Sudeste, SANTO ANDRE, Homem
Outro - outesfa@gmail.com
Histórico
    Categorias
      Todas as Categiorias
      Evento
      Futebol Americano no Mundo
      Times do Brasil
      Extra Point
      MVP
      Fast Foot
    Outros sites
    Votação
      Dê uma nota para meu blog