OUTES - FUTEBOL AMERICANO NO BRASIL

Futebol Americano no Mundo



FUTEBOL AMERICANO NO MUNDO - PORTUGAL

  RODA RODA VIRA E TOUCHDOWN !! (OU SERÁ "ENSAIO"?)

Falam que "notícia velha não vende jornal". Bom como isto é um blog, vocês vão ter que engolir, principalmente por se tratar de um evento histórico na nossa ex-metrópole. Em 28 de Abril de 2007 (dia em que a OUTES completava 3 meses) pela primeira vez houve um jogo com equipamentos entre duas equipes nacionais em Portugal.

   X

A história do Futebol Americano em Portugal confunde-se com a história do Porto RENEGADES, que tem este nome em virtude da forte rivalidade do Norte com Sul português. Fundado em 06/02 de 2005, a idéia surgiu depois que Daniel Côrrea, estudante de engenharia da Universidade do Porto, passou os anos de 2002/2003 na Alemanha estudando e jogando na Wuppertal Greyhounds. Quando voltou conseguiu reunir amigos e iniciar em 2004 a concretização de seu sonho. Daniel disse, em entrevista ao site Mundo Universitário On Line em outubro de 2006, que pelo desconhecimento a adesão ao esporte foi vagarosa e, assim como no Brasil, o apoio é mínimo. Será maldição da língua?

 Veja se não há semelhanças com o seu time: Daniel diz na entrevista: "Para se ter ideia, treinamos no parque da cidade (no Porto), ou seja, nem campo temos, mas sim um relvado aberto. Mesmo para equipamentos, que implicam consideráveis despesas, estadas e deslocações, tudo é suportado a 100% dos bolsos de cada jogador. Pode-se dizer que é um projecto exclusivamente baseado no amor à camisola e à modalidade. Com os CRUSADERS não foi diferente. Atualmente a equipe tem o apoio do clube "Navigators", mas mesmo antes da aquisição de equipamentos, os dois times sempre trabalharam em conjunto para a divulgação do FA português: 

Porto RENEGADES no Pq. da cidade em outubro de 2006 - Foto M.U.

    1º Encontro das equipes em 03/07/05 - Fotos Mega

CONTINUA NO POST ABAIXO



Escrito por G. G. Ramos às 12h55
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Sobre o jogo: O jogo opôs o Porto RENEGADES e o ADB CRUSADERS no Estádio Universitário do Porto, tendo a vitória da equipe portuense com o resultado de 25-13. Segundo o site da AMMA (http://www.ammamagazine.com/) "no decorrer da partida foi perceptível alguma superioridade do Porto RENEGADES uma vez que este foi também o jogo de estreia para a equipe do CRUSADERS, proveniente de Lisboa. enquanto que os portuenses já haviam jogado quatro encontros frente a formações espanholas. Apesar disso, os cerca de cem espectadores nas arquibancadas do Estádio Universitário puderam assistir a um bom jogo.

Veja como o site descreveu o jogo, já passado do português de Portugal para o português do Brasil, com algumas observações: "A primeira parte (1º Tempo) iniciou-se com a posse de bola para os Renegades e teve em grande parte apenas um sentido, a zona de marcação (END ZONE) dos Crusaders. A equipe de Lisboa, procurava organizar-se mas as muitas faltas cometidas resultavam em grandes perdas de terreno. Assim, ao intervalo o resultado encontrava-se em 13-0 com um touchdown (ensaio) por parte do Running Back (corredor) Nelson Fernandes e outro do Quarterback (distribuidor) João Marques.

A segunda parte começa com alguma desconcentração da equipa de Porto o que permitiu aos CRUSADERS chegar ao empate, através de uma bela jogada de passe de cerca de 20 metros (Jardas colegas bigodudos !!) e uma interception (intercepção) ambas convertidas em touchdown. Após o começo de reação de Lisboa, os RENEGADES reassumem o controle da partida e aumentam o marcador para 25-13 com Nelson Fernandes e João Marques voltando a marcar. O encontro terminou em festa, com os jogadores dos RENEGADES "presenteando" seus treinadores - Alberto Aliberti e Greg Malenich - com o tradicional banho de água (praxe do futebol americano). Importante dizer ainda que a partida foi dirigida (apitada) por uma equipe de arbitragem espanhola que se deslocou até Portugal para o evento (No texto original estava "Invicta para o efeito"  - sei lá o que quer dizer isso).

 CRUSADERS jogam de azul e os RENEGADES de preto - Foto AMMA

Com o sucesso no evento, o time do Porto fará em suas dependências RENEGADES BOWL agora no final de semana dos dias 23 e 24/06, onde além das equipes portuguesas, duas equipes espanholas são esperadas para participar do torneio. Os RENEGADES já conhecem os espanhóis, pois em maio de 2006, foram convidados pela organização do Spanish Bowl Tour, organizadora da final do campeonato espanhol, para participar no Troféu Cidade de Gijón. A equipe do Porto fez a estréia oficial num jogo de futebol americano contra a a equipe Abanto MINEROS de Bilbau, sendo derrotados 32 a 12. A OUTES trará os resultados "além-mar" para conhecimento dos leitores.


Surpresa: Dentro do que a OUTES averiguou de informações sobre o FA patrício, mostrando que dificuldades para o esporte existem inclusive em países desenvolvidos e que elas podem ser superadas, um dado trouxe bastante interesse e alegria para este blogueiro. No estudo que fizemos, descobrimos que existe um brasileiro jogando no FA português, representando muito bem nosso país: É Rubens Sabóia, o "SS Holofote" do Ceará CANGACEIROS.  Ele foi a serviço para Portugal e têm jogado no ADB CRUSADERS. A OUTES fez entrevista exclusiva com o jogador que irá ser publicada ainda hoje no blog. Não perca !!!!  

Este foi o 1º "Futebol Americano no Mundo". Espero que tenham gostado. Querem saber como o FA é praticado em outros países ? Então mandem sugestões.



Escrito por G. G. Ramos às 12h16
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 MATÉRIA SOBRE O CARIOCA BOWL NA ESPN BRASIL                                    

No "The Book is on the Table" desta semana você vai conhecer a Arena Football League, torneio de futebol americano indoor cuja temporada se inicia neste fim-de-semana, com transmissão da ESPN. A bola oval também aparece na estréia do quadro "Made in Brazil", que divulga a prática dos esportes americanos em nosso país - você vai ver como foi a final do Carioca Bowl VII, o campeonato carioca de futebol americano de areia.

O PROGRAMA
The Book is on the Table passa todas as sextas às 20 hs
 – Beisebol, futebol americano, NBA. Esportes que são as grandes paixões do público norte-americano, mas que têm milhões de fãs espalhados por todo o mundo. Todas as sextas-feiras, o programa comandado por Everaldo Marques, Paulo Antunes e André Kfouri vai abordar as principais notícias das ligas, além de divulgar a prática desses esportes no Brasil e tirar dúvidas 

 



Escrito por G. G. Ramos às 17h24
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




O 1º BRAZUCA NA NFL

Errou feio quem pensou no Adhemar, ex-atacante do A.D. São Caetano.

Segundo reportagem feita por Rafael Lopes da http://globoesporte.globo.com , O brasileiro pioneiro na liga profissional norte-americana foi Damian Vaughn um mineiro de Divinópolis. O atleta teria tentado primeiro ser jogador do "soccer", mas o avantajado porte físico o fez trilhar outro caminho. O especialista André José Adler entrevistou o atleta antes do SuperBowl 2003 e segue resumido abaixo suas informações ao Globoesporte.com sobre este herói.

  - Vaugh com Adler em 2003. 

Aos seis anos, ele se mudou para os Estados Unidos e, oito anos depois, começou a jogar futebol americano, quando foi recrutado no colégio. Ele recebeu uma proposta para estudar na Universidade de Miami (Ohio) e aceitou. Lá, se destacou no campeonato da NCAA, sendo escolhido no draft pelo Cincinnati Bengals, em 1998, onde ficou até 2000. Neste ano, ele mudou-se para a NFL Europa, onde jogou pelo Barcelona Dragons e se destacou, sendo eleito o melhor tight end em 2000 com 40 passes para 326 jardas e dois touchdowns e em 2002 voltou para os E.U.A no Tampa Bay, mas sua trajetória acabou após uma lesão no tendão de Aquiles.

Em 2003, ele estava no Tampa Bay Buccaneers, que jogaria o Super Bowl contra o Oakland Raiders. Mas Vaughn estava machucado e não foi sequer relacionado para a partida. Sua equipe ganhou o jogo, mas ele não recebeu o anel de campeão.- Ele ainda estava machucado. Foi uma pena. Mas, mesmo depois dos problemas, ele ainda estava cheio de esperanças, malhando muito e continuando a fisioterapia – diz Adler.

Na temporada seguinte, o Buccaneers dispensou o brasileiro. Sem vaga na equipe, ele ainda tentou jogar pelo Chicago Bears e pelo Seattle Seahawks, sem sucesso. Depois fez um estágio no escritório da NFL em Nova York. Após o problema no Tampa Bay Buccaneers, Damian veio ao Brasil participar de um evento na Praia do Leme, no Rio de Janeiro. Junto com Tony Gonzalez, ele assistiu uma exibição de futebol americano na praia, num jogo entre o Botafogo Reptiles, que era então o campeão do Carioca Bowl, contra uma seleção de jogadores de outros times cariocas e do Curitiba Brown Spiders.

O jogador nunca deixou sua relação com o Brasil esfriar, principalmente tocando MPB no violão com os amigos.

Para ver a entrevista completa acesse http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/0,,AA1444866-7988,00.html

 



Escrito por G. G. Ramos às 19h03
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


  COMUNIDADE OUTES NO ORKUT
  FEDERAÇÃO PAULISTA de FUTEBOL AMERICANO
  LIGA CATARINENSE de FUTEBOL AMERICANO
  FEDERAÇÃO GAÚCHA DE FUTEBOL AMERICANO
  AFAB
  ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL AMERICANO POTIGUAR - RN
  PANTANAL BOWL
  OUTSIDE - FA Paraibano - Alberto Magno
  FFS - Paulo Mancha e Silvio Jr.
  FA BRASIL
  IRON HELMET - Marco Alfaro
  DIÁRIO NFL - Danilo Müller
  BOLA OVAL.NET - Zeh Oliveira
  SIDELINE - Jayson Braga
  BLOG DO ANDRÉ ADLER
  Futebol Americano de Areia
  _____SÃO PAULO - FA_____
  Araras STEEL HAWKS
  SP NIGHTMARES - Hades de Tucuruvi
  BLACK BEARS Mauá
  Jundiaí ROOSTERS
  Mauá WILD HORSES
  Sto André WEREWOLVES
  Sorocaba VIPERS
  _____SÃO PAULO - FLAG_____
  Corinthians STEAMROLLERS
  SBC GRASSHOPPERS
  _____SANTA CATARINA_____
  Blumenau RIESEN
  Floripa ISTEPÔS
  Jarágua do Sul BREAKERS
  _____PARANÁ_____
  Foz do Iguaçu BLACK SHARKS
  Curitiba HURRICANES
  Ponta Grossa TIGERS
  BARIGÜI CROCODILES de Curitiba
  _____RIO GRANDE DO SUL____
  Porto Alegre PREDADORES
  _____RIO DE JANEIRO_____
  FALCÕES
  Niterói WARRIORS
  America RED LIONS
  Ilha AVALANCHE
  Copacabana TITÃS
  _MINAS E ESPÍRITO SANTO_
  Vila Velha TRITÕES
  _____PARAÍBA____
  JP ESPECTROS
  JAMPA TRIBOS
  _____NORDESTE_____
  Recife MARINERS
  Ceará CANGACEIROS
  CALANGOS NEGROS de Natal
  _____CENTRO-OESTE_____
  TUBARÕES do Cerrado
  Cuiabá ARSENAL
  _____NORTE____
 



Meu perfil
BRASIL, Sudeste, SANTO ANDRE, Homem
Outro - outesfa@gmail.com
Histórico
    Categorias
      Todas as Categiorias
      Evento
      Futebol Americano no Mundo
      Times do Brasil
      Extra Point
      MVP
      Fast Foot
    Outros sites
    Votação
      Dê uma nota para meu blog